MUSICA

“Quem foi que falou, que eu não sou um moleque atrevido, ganhei minha fama de bamba na dança de roda, fico feliz em saber, o que fiz pela dança, faça o favor, respeite quem pode chegar, onde a gente chegou, também somos linha de frente de toda essa história, nós somos do tempo da dança, sem grana, sem glória, não se discute talento mas seu argumento, me faça o favor, respeite quem pode chegar onde a gente chegou, e a gente chegou muito bem, sem a desmerecer a ninguém, enfrentando no peito um certo preconceito e muito desdém, hoje em dia é fácil dizer, essa dança é nossa raiz, tá chovendo de gente que fala de dança e não sabe o que diz por isso vê lá onde pisa, respeite a camisa que a gente suou, respeite quem pode chegar onde a gente chegou e e quando pisar na roda procure primeiro saber quem eu sou, respeite quem pode chegar onde a gente chegou”. Fonte: Blog Soul Street's Dance.

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Ragga Jam®

O Ragga Dancehall é o mistério da vida de Laure, nada lhe predestinava a seguir a dança. Porém, sempre foi atraída pelo ritmo e a energia da cultura afro, após procurar aulas desse tipo em 1990 e não encontrar, decidiu criar a dança de seus sonhos. Usou a música que lhe agradava, o raggamuffin, inspirou-se na energia e nas coreografias da dança afro, utilizou uma didática que permitia a todas as pessoas se encontrarem e compartilharem o que sentiam. Assim, criou o Ragga Jam® em 1996 e registrou-o como técnica e marca. Em 1998 foi para as Antilhas ensiná-lo, “Voltei encantada e a resposta das pessoas foi muito positiva. Decidi continuar desenvolvendo minha técnica.” Iniciou a ensinar em Paris e obteve sucesso absoluto, chegando a ter 350 alunos por aula. Mesmo sem o apoio de ninguém no início, por ser branca e ensinar uma cultura negra, Laure encontrou sua manager Stella Diblik, que lhe abriu portas para ensinar em outros países, como Espanha, Itália, Alemanha, Suíça, Finlândia, Hungria, Rússia, etc.

Em 2 anos, o Ragga Jam® foi reconhecido como uma marca internacional, então, começaram os cursos de Formação e as primeiras audições para instrutores e dançarinos em diversos países. Em 2000, a Nike pediu para Laure ser uma de suas atletas européias e ofereceu a proposta de tornar o Ragga Jam® a atividade central da Nike Women, assim nasceu o Ragga Jam® by Nike, que invadiu Paris.

Porém, seu destino levou Laure para as Américas, o primeiro país escolhido para o Ragga Jam® foi o Brasil, onde, nos anos de 2007 e 2008 aconteceram as primeiras Formações Ragga Jam®, de onde saíram os teams de dançarinos e de instrutores brasileiros. Nos últimos 2 anos, Laure continuou rodando pelo mundo levando sua técnica para lugares como o consagrado Broadway Dance Center (NYC) e o conhecido reality So You Think You Can Dance (Polônia).




Em 2007, tivemos a primeira Formação Ragga Jam® Brasil, que reuniu mais de 60 pessoas na Academia EcoFIT Club em São Paulo, com diversos masterclasses e explicações sobre a cultura afro-jamaicana. Em 2008, com mais de 80 participantes, aconteceu a segunda Formação Ragga Jam® Brasil, na Sala Crisantempo em São Paulo.
Neste ano, a Formação Ragga Jam® Brasil, mais uma vez, traz Laure Courtellemont, a criadora do Ragga Jam®, que comanda o curso através de diversos masterclasses, aprofundamento na técnica e pesquisa histórica e cultural. O curso de Formação, ao contrário do que muitos pensam, é um curso aberto para todas as pessoas que tem interesse e querem aprender mais sobre Ragga Jam® e sobre a cultura afro-jamaicana em geral. Todos os participantes saem com um certificado de participação (esse certificado não dá o direito de ensinar a técnica Ragga Jam®).

Nesses 2 dias, os participantes terão aulas práticas (técnica, feeling, danças sociais, sequências coreográficas) e teóricas (sobre a cultura, a dança, a música); uma verdadeira imersão na cultura afro-jamaicana! Para a Formação ser ainda mais completa, nesse ano teremos a presença do DJ Pogo, que tocará ao vivo durante toda a Formação!

Além disso, nesse ano 2010, teremos uma FESTA no domingo, após o curso de Formação (horário previsto das 22h às 02h) com o DJ Pogo e o DJ Guiu!


Esclarecimento: Ragga Jam não é Dancehall e não faz parte do Street Dance, eles apenas andan juntos.

Fonte: Ragga Jam Brasil







16 comentários:

  1. Nossa valeu pela existência desse blog! Um dos poucos que falam seriamente sobre o assunto e que me fez encontrar ótimos contatos! Parabéns galera!!!

    Jah bless!!!


    bjinhu

    ResponderExcluir
  2. ONDE EU ACHO AS MELHORES MUSICAS DE RAGGA JAM???

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. eu gostaria de saber a diferença de dancehall e ragga jam, eu poderia dizer então que o ragga jam é uma técninca de se dançar dentro do dance hall?

    bjs vlw!!

    ResponderExcluir
  5. A PEDIDO DO PETERSON, ESTOU AQUI RPA ESCLARECER ALGUMAS DUVIDAS.

    LOGO MAIS MUITAS INFORMAÇOES SOBRE DANCEHALL ESTARAO NO MEU WEBSITE!! NAO TENHO COMO POSTAR AQUI.

    DANCEHALL É A DANÇA QUE FOI CRIADAS NA JAMAICA!! DANÇADA NA MUSICA QUE TEM O MESMO NOME -DANCEHALL. ASSIM COMO HIP HOP QUE TEM VARIOS PASSINHOS SOCIAIS, O DANCEHALL COMEÇOU ASSIM. NAS FESTAS, COM PASSINHOS SOCIAIS, QUE TEM NOMES!! MTOS CHAMAM O DANCEHALL DE RAGGAE STYLE TAMBEM, SAO OS DOIS UNICOS NOMES Q OUVI JAMAICANOS CHAMAREM A DANÇA.

    TEVEM UM OUTRO ETILO QUE CHAMAVAM DE FLEXIN TB, Q MISTURAVA COM WAIVE,HIP HOP, TUDO ISSO DENTRO DO DANCEHALL,MAS ESSE NOME SURGIU EM NY.
    O DANCEHALL TEM INFLUENCIAS DO HIP HOP, ASSIM COMO O HIP HOP TB SE INFLUENCIA DO DANCEHALL.

    RAGGA JAM, O QUE POSSO ENTENDER É UM ESTILO DESENVOLVIDO COM BASE NO DANCEHALL, MISTURADO COM OUTROS ESTILOS DE DANÇA.USANDO A MUSICA DANCEHALL!!!
    NAO POSSO FALAR MAIS DO QUE NAO ESTUDO.

    DANCEHALL É DANCEHALL, RAGGA JAM É RAGGA JAM E TEM Q PERGUNTAR PRA QUEM ENTENDE.

    MAS SE QUEREM SABER SOBRE A DANÇA QUE VEM DA JAMAICA, O NOME É DANCEHALL!
    BEIJO
    FIQUEM COM DEUS!

    ResponderExcluir
  6. DESCULPEM OS ERROS DE DIGITAÇAO, PQ ESTOU DIGITANDO RAPIDO!!! DE SAIDA!!! AHAHHA
    BEIJO

    ResponderExcluir
  7. GOSTARIA DE SABER SE ALGUEM CONHECE ALGUMA ACADEMIA E MSAO PAULO QUE TEM AULAS DE RAGGA JAM! DESDE JÁ AGRADEÇO

    ResponderExcluir
  8. Oi Shirlei, td bom ?
    Acabei de responder essa mesma pergunta por email para outra interessada, onde tem academias aqui em SP, que da aulas de Ragga Jam?! já procurei e também não encontrei, assim que souber de alguma coisa aviso todos vocês.

    Obrigadooo!

    Anninnha!

    ResponderExcluir
  9. Amandaa Obrigadooooooooo!

    Beijãoo! =DDD

    Anninnha & Peterson

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de saber onde posso ter aulas...moro em Sp...tenho muito interesse,só que é algo difícil de achar...Obrigada.

    ResponderExcluir
  11. Oi eu qeria saber se precisa ser magra pra dançar ragga jam?

    ResponderExcluir
  12. Algue´m sabe aonde tem aula de ragga aqui em são paulo quero muitoo fazer essa dança ?!

    ResponderExcluir
  13. Uma dica pra quem procura academias onde possam fazer aulas de ragga... A melhor forma de aprender a dançar ragga é frequentando workshops onde na maioria das vezes as professoas que dão aulas de ragga em SP é a Carolina Mercado e a Karla Mendes.. fora isso, frequentando eventos e treinando sozinha ou com alguem te orientando você aprende!

    ResponderExcluir
  14. Sabe aonde podemos encontrar lugares para aprender aqui em SP?

    ResponderExcluir
  15. onde posso baixar musicas para a dança?

    ResponderExcluir
  16. Percebi que tem muitas pessoas a procura de aulas. Também sou uma delas. rs
    Pois bem, poderíamos arrumar alguém que saiba dançar para nos ensinar. Marcávamos datas e horários cabíveis a todos.
    Se alguém realmente se interessar nisso, manda um e-mail pra mim.
    jenniferloti@hotmail.com

    ResponderExcluir

Obrigado!Seu Comentário foi enviado com sucesso!