MUSICA

“Quem foi que falou, que eu não sou um moleque atrevido, ganhei minha fama de bamba na dança de roda, fico feliz em saber, o que fiz pela dança, faça o favor, respeite quem pode chegar, onde a gente chegou, também somos linha de frente de toda essa história, nós somos do tempo da dança, sem grana, sem glória, não se discute talento mas seu argumento, me faça o favor, respeite quem pode chegar onde a gente chegou, e a gente chegou muito bem, sem a desmerecer a ninguém, enfrentando no peito um certo preconceito e muito desdém, hoje em dia é fácil dizer, essa dança é nossa raiz, tá chovendo de gente que fala de dança e não sabe o que diz por isso vê lá onde pisa, respeite a camisa que a gente suou, respeite quem pode chegar onde a gente chegou e e quando pisar na roda procure primeiro saber quem eu sou, respeite quem pode chegar onde a gente chegou”. Fonte: Blog Soul Street's Dance.

domingo, 4 de janeiro de 2009

B.boying ou B.girling (Breaking)


Break Boy ou Break Girl, esta é a denominação correta para este estilo de dança que surgiu entre 75 e 76 no bairro do Bronx, em Nova York. O tempo Break vem da música que os DJ’s tocavam nas Block Partys (festas de rua) que tinham como fonte o Soul, Funk, Jazz e músicas Latinas. Break (B). é o trecho de maior impacto de uma música que o pessoal pirava, os garotos (boys) e as garotas (girls) entravam em ação, sendo assim ficaram, conhecidos como b.boy, ou seja garoto (a) que dança no break da música. Kool Herc (pioneiro das block partys, festa que deram origem a cultura Hip Hop) foi quem apelidou os dançarinos de b.boys. Os primeiros b.boys foram os Nigga Twins que dançavam para o Kool Herc. Depois isso outros b.boys tiveram grande influência na concepção da dança como: Spy do Crazy Commanders que criou o Footwork, Jimmi Dee, Boss, Trac 2 e outros.

Existem três fundamentos básicos da dança do B.Boy (dançarino):

1.Top Rock (preparação) é como um passo de Funk estilizado.

2.Foot Work (trabalho dos pés) traçando as pernas em volta do corpo continuamente;

3.Freeze (congelamento) é a finalização da dança do solo do B Boy. Giros, saltos, acrobacias e todos os movimentos de ginástica foram adicionados depois de 1980. Estes movimentos (power move) não são considerados dança, são apenas movimentos de dificuldade e velocidade que somados à dança tornam o B. Boy mais extraordinário. Giros, saltos, acrobacias e todos os movimentos de ginástica foram adicionados depois de 1980. Estes movimentos (power move) não são considerados dança, são apenas movimentos de dificuldade e velocidade que somados à dança tornam o B. Boy mais extraordinário. Power Move não é um estilo de dança, é uma denominação para estes novos elementos. Por isso não se esqueça, B. Boy (dançarino) é aquele que D A N Ç A no Beat (BATIDA) da Música!



Um pouco de História.

O Hip Hop emergiu nos, no final da década de 60, nos subúrbios negros e latinos de Nova York. Estes subúrbios, verdadeiros guetos, enfrentaram todo o tipo de problemas: pobreza, violência, racismo, tráfico, carência de infra-estrutura, de educação, etc... Os jovens encontravam na rua o único espaço de lazer, e geralmente entravam num sistema de gangues (quem fazia parte de umas da gangues, ou quem estava de fora, sempre conhecia os territórios e as regras impostas por elas), as quais se confrontavam de maneira violenta na luta pelo domínio territorial. Esses bairros eram essencialmente habitados por migrantes latinos, vindos principalmete da Jamaica, por lá existiam festas de rua com equipamentos sonoros muito possantes que eram chamados de Soud System (carros de som, parecidos com trios elétricos). O Sound System foi levado para o
Bronx em Nova York.

Neste contexto nasciam diferentes manifestações artísticas de rua: música, dança, poesia e pintura, Cada gangue encontrava na arte uma forma de canalizar a violência a que viviam submersas, passaram a frequentar as festas e dançar break, competir com passos de dança e não mais com armas,uma batalha de diferentes e melhores estilos, para transformar a violência insensata em energia positiva. Essa foi e ainda é a proposta de Africa Bambaataa, fundador da organização Zulu Nation, referindo-se ao movimento dos quadris.

Fundamentos para se dançar Breaking: Brooklyn Rock (UP ROCK), Bronx Step, Top Rock, Foot Work, 6 Steps, 5 Steps, 3 Steps, Baby Swipes, C.C's, Bouncy C.C's, Freeze, Baby Freeze, Chair, Turtle, Air Jordan, Air Baby, Tilting Tower Freeze, Power Moves, Thomas Flare, Swipes, Continuos Back Spin (Windmill), 1990, Drill, Huck.

Fonte: Frank Ejara (BRA).

5 comentários:

  1. MTO BOA AS INFORMAÇÕES SOBRE O B´BOYING E B´GIRLING SEM PALAVRAS ESSA EH A VERADEIRA ESSENCIA DA DANÇA!!

    B´BOY A-ON ORIGINALITY STYLE AND ROYAL´S KING CREW

    CAMPO BOM-RS

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  2. achei muito bom, mas com pouco conteúdo até entendo que a mensagem seja esta mas pra quem estuda para ter conhecimento fica um pouco sem embasamento...

    gostei demais do dite vou recomendar sempre e colocar o link em meus contatos... abraços e muita luz na caminhada...
    Rodrigo Cia \Elemento x BH/MG/brasil

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  3. axei otimo o blog ..bem detalhado,com bastante informaçoes ....vcs estão de parabénssss

    carol b.girl stance 333
    belo horizonte /mg

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  4. Então, muito bom o blog, legal a iniciativa de vcs de informar a galera q se interessa em saber mais sobre as danças urbanas, mas assim sem maldade nenhuma só pra contribui um poko aqi Brooklyn Rock (UP ROCK)ou rocking não pode ser considerado um fundamento de breaking, pq é um outro estilo de dança assim como o breaking tem seus pioneiros o rocking tbm tem os seus, a mistura de rocking com breaking acabou q confundindo tudo parecendo ser uma dança só, mas não é rocking é rocking e breaking é breaking. Espero ter contribuído.
    Douglas Cypher Killers Crew
    Carazinho - Rio Grande do Sul

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